Castanhas e sementes para uma dieta saudável

 

Projeto Vida Saudável: Castanhas e sementes diariamente para uma dieta saudável. Saiba os benefícios de cada uma.

Como já disse inúmeras vezes no blog, estou fazendo acompanhamento nutricional (@barbaracardosonutri, nutricionista super indicada!) para garantir uma vida mais saudável e perda de peso.

Uma coisa que passei a incluir na minha nova rotina alimentar são as castanhas e sementes. Esses alimentos ajudam a enriquecer nossa dieta e auxiliam na diminuição do peso, do colesterol, de inflamação como celulite, regulam o trânsito intestinal e aumentam a massa magra. As as castanhas e sementes são indicadas para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, colesterol alterado ou simplesmente quer melhorar a alimentação.

Castanhas e sementes benefícios dieta saudável reeducação alimentar

Para que façam efeitos positivos no organismo, o ideal é acrescentar sementes diariamente nas refeições.

As porções de semente são: 1 colher de sobremesa de gergelim, 1 colher de sopa de linhaça, 1 colher de sobremesa de chia, 1 colher de sopa de semente de girassol.

Castanhas e sementes benefícios dieta saudável reeducação alimentar

As castanhas, além de serem alimentos que podem ser incorporados facilmente às refeições do dia a dia, ainda por cima podem ser petiscadas (em pequenas poções para quem pretende perder peso). Para a minha dieta, o indicado é consumir um (01) tipo de castanha diariamente.

As porções de castanhas são: 5 unidades de castanha de caju, 2 unidades de amêndoas, 3 unidades de castanha do pará, 6 unidades de pistache ou 2 nozes.

Castanhas benefícios dieta saudável reeducação alimentar - pistache, castanha do pará, castanha de caju

CASTANHAS:

Pistache

O pistache fornece hidratos de carbono (carboidratos), gorduras, proteínas e fibras dietéticas. Possui várias vitaminas e minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio. Auxilia na redução do mau colesterol – o que previne doenças cardíacas – e na proteção contra radicais livres devido a seu alto poder antioxidante.

Castanha de caju

A castanha de caju tem ótimas quantidades de complexo B e de um aminoácido chamado arginina que auxilia na circulação sanguínea. Por ser rica em triptofano, ajuda na formação de serotonina, neurotransmissor relaxante e calmante. Também é fonte de zinco, cálcio e magnésio.

Atenção: O recomendado é consumi-la só assada e sem sal. Se for comprar as industrializadas, leia o rótulo porque normalmente elas adquirem aquela cor escura pelo processo de fritura.

Castanha do pará

A castanha do pará é uma das principais fontes de selênio, que tem grande poder antioxidante. Além disso, ela é rica em cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Ainda possui zinco, vitamina A, complexo B (B1, B2, B5) e fibras.

sementes benefícios dieta saudável reeducação alimentar - chia, semente de girassol, gergelim branco

SEMENTES:

Chia

A chia é poderosa fonte de vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.É rica em antioxidantes, tem ação laxativa (fibras) e promove a saciedade. É uma ótima opção para a alimentação vegetariana, por ser rica em proteínas e diversos nutrientes importantes. É ainda fonte de ômega 3, que ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

Semente de girassol

A semente de girassol é uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante. Ajuda a reduzir os níveis de “mau” colesterol no sangue, a aumentar a resposta imunológica e a diminuir o risco de contrair alguns tipos de câncer.

É rica em selênio, mineral que ajuda a melhorar a desintoxicação do organismo. Seu consumo auxilia no controle da tensão pré-menstrual, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.

Gergelim

O gergelim possui grande quantidade de proteínas, gorduras, fibras e lipídios, importantes na redução do colesterol do sangue, com propriedades anticancerígenas e antioxidantes. Também possui alto teor de cálcio, fósforo, ferro e é rico em vitaminas do complexo B.

As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre, contêm Vitamina B1 e Vitamina E.  Ela também contém fitoesteróis, que bloqueam a produção de colesterol.

Linhaça

A linhaça tem ajuda a controlar a diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino, contribui para uma pele mais saudável e ainda faz uma “faxina” nas artérias. Tudo isso porque tem em sua composição “gorduras do bem”. Trabalha pela redução do LDL, o mau colesterol, e ainda contribui para a saúde cardiovascular (pela presença do ômega 3, que tem propriedade anti-inflamatória e ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos).

A linhaça é rica em fibras lignanas, que aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal. Possui ainda caroteno, vitaminas C, E e do complexo B, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

.


.

E você, já passou a incluir castanhas e sementes na sua alimentação? Quais dessas mais consume? Indica alguma outra?

Beijos, Bárbara Urias! ♥

.

Facebook | Instagram | Google+ | Youtube

3 Respostas
  • luis fonseca
    março 15, 2015

    adoro castanhas.
    parabens pela dieta saudável!
    sucesso para você!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *