Temperos naturais para substituir o sal!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Projeto Vida Saudável: Opções de condimentos e temperos naturais para substituir o sal!

Como disse no post do último look (“Look fitness com short-saia: Praticidade na academia!“), estou buscando uma vida mais saudável e por isso optei pela reeducação alimentar.

Tenho feito tudo direitinho, seguindo os conselhos da nutricionista (@barbaracardosonutri, super indicada!) e da nutróloga, fazendo exames regularmente e praticando exercícios. Mas tudo isso não é o suficiente se a gente não está disposto a abrir mão de certos hábitos que nos prejudicam, como o abuso do sal marinho por exemplo.

Não sou uma pessoa alucinada por doce, mas… eu AMO sal, sou do tipo de come puro! Costumava colocar tanto sal na pipoca que a boca ficava ardendo. Mas é claro que isso prejudica minha saúde, então… mudança pra já!

O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas, o que torna o sal um grande mal é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.

Projeto Vida Saudável: Opções de condimentos e temperos naturais para substituir o sal!

.

Os TEMPEROS NATURAIS melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados. Para substituir o sal, tenho usado vários condimentos e hoje vou falar dos 6 que mais gosto!

.

♦ Chimichurri: é um tempero de origem argentina. Ingredientes: cebola, alho, salsa, pimentão, orégano, cebolinha, mostarda, tomate, manjericão, pimenta calabresa, louro e noz moscada. Uso em tudo, TUDO!

♦ Alho em flocos com cebola e salsa: Melhora a circulação sanguínea, ajudando na fluidez do sangue, além de prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de estômago. Auxilia no sistema imunológico. Ótimo em aves, carnes bovinas e em molhos para saladas.

♦ Chimilimão: é o Chimichurri com um toque de limão. Ótimo em aves, peixes e no preparo do molho para a salada.

condimentos e temperos naturais para substituir o sal - Chimilimão, Alho em flocos com cebola e salsa e chimuchurri

♦ Orégano: É um ingrediente essencial à cozinha italiana e grega. Combina muito bem com tomates, sejam eles ao natural, em molhos ou assados. Tem muita afinidade com ovos, berinjelas, queijos, azeitonas, champignons e pimentões.

♦ Lemon Pepper: Um toque de pimenta e limão, ambos bem suaves. Vai muito bem na carne de porco, no preparo de saladas, e aves de carne branca. Ingredientes: Pimenta-do-reino, limão em pó, cebola granulada, alho granulado, calabresa flocos, orégano e mostarda.

♦ Salsa desidratada: É digestiva, melhora o funcionamento do fígado e baço e é diurética. De todos os cheiros-verdes é o mais conhecido e usado. Ótima para o tempero de risotos, sopas, assados, batatas na manteiga, omeletes. Muito usada no tempero de carnes de toda espécie, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Adoro!

condimentos e temperos naturais para substituir o sal - orégano, salsa desidratada e lemon pepper

Os temperos Mrs. Dash são super famosos, oferecem uma grande variedade de sabores e não possuem sal, mas são caros (R$19 o potinho com 70 g). A opção foi comprar os temperos naturais no Mercado Central de Belo Horizonte. Paguei R$5 por 100 gramas de cada, em média.

Uso esses condimentos em tudo, desde carne, salada, omelete, pipoca, torradas e até na tapioca! Tenho certeza que utilizar temperos naturais para substituir o sal vai trazer grandes benefícios á minha saúde. Experimente viver com menos sal!

Beijos, Bárbara Urias! ♥

.

Facebook | Instagram | Google+ | Youtube

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest
3 Respostas

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *