Antigas capas da revista Vogue

É provavelmente a revista mais famosa do mundo, a mais vendida, a mais influente e a mais criticada. Quando apareceu nos EUA, em 1892, poucos acreditaram em um tão grande sucesso e uma vida tão longa a uma publicação que tinha como tema a moda, a vida mundana e o design. Mais de cem anos passados é traduzida e publicada em várias línguas em países tão díspares como a Índia, o Japão, a Rússia, a Grécia ou a China, continuando a fazer a apologia do luxo, do estilo e da vida social.
A Vogue não se limita a ditar a moda: é a moda. Basta olharmos para as suas capas para ali vermos espelhado todo o século que atravessou, não o mundo real, necessariamente, mas os seus ideais, sonhos, aspirações, ilusões e desilusões.

Nesta época tudo foi feito à base de ilustrações, belos desenhos muito próximos da arte vanguardista de então com linhas estilizadas, manchas de cor lisa, composições geometrizadas e imaginativas acompanhadas por uma tipografia escorreita. A figura feminina – a mulher moderna – é presença constante e exibida em poses elegantes em ambientes luxuosos ou exóticos junto de dinâmicos automóveis e imponentes transatlânticos. Chapéus, boquilhas, colares, cachecóis e outros adereços rodeiam-na. É a estética triunfante do Art Déco que se apodera das artes, da tipografia à arquitectura.

A revista continua neste tom ao longo de cerca de duas décadas. Em 1932 porém, na edição de Julho, surge um sinal de mudança: aparece a primeira fotografia, retratando uma mulher sentada, de fato de banho e touca, segurando uma bola de praia acima da cabeça.

Postado por: Bárbara Urias.
4 Respostas
  • Paulandre
    outubro 6, 2009

    Adorei este post e achando uma maravilha que as ilustrações voltam à cena.

  • ROSE
    fevereiro 13, 2011

    I LOVE Y0U VOUGUE!!ACHO UM LUXOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • ROSE
    fevereiro 13, 2011

    DESCULPA VOGUE!!!FICOU FEIO..ERRAR!!rsrsrs…

  • Anonymous
    janeiro 11, 2012

    LINDAS….

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *