Como é o banho turco em Budapeste – Széchenyi Bath

Dica de viagem à Hungria: Conheça a tradição do banho turco de Budapeste e veja qual foi a minha experiência no Széchenyi Bath.

Budapeste, capital da Hungria, é muito famosa por seus muitos banhos termais, também conhecidos como banho turco. Esses spas privados oferecem uma gama de serviços de banho nas águas ricas em minerais e massagens profissionais. E o mais famoso deles é o Széchenyi Bath, que fica no lado Peste dentro do maior parque da cidade.

As Termas Szechenyi Bath são um imenso complexo de lazer e tratamento, sendo o maior da Europa, e não se trata apenas de um local turístico em Budapeste, mas sim um lugar para usufruir e aproveitar um dia todo. O complexo foi construído em 1913 no estilo neobarroco, e os banhos de homens e mulheres eram separados na época, mas hoje em dia é tudo misturado.

banho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão - biquini

Agora vou contar um pouco da minha experiência lá. Bem, cheguei em Budapeste cheia de expectativas com os banhos em águas termais, afinal eles são uma tradição na cidade há anos e dizem que tem mais de 50 deles espalhados pela cidade.

A tradição dos banhos iniciou com o Império Romano e por eles foram levados à Hungria. Os banhos públicos são hoje pontos de encontro onde a população vai para conversar, relaxar e se divertir. Para mim, lembrou muito os nossos clubes.

banho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verãobanho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscinabanho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscina

.

O local é gigante, mas confesso que não me impressionou. Sendo muito grande, consequentemente tem muuuuuuuita gente, o que causa alguns transtornos e deixa a experiência um pouco impessoal.

Dentro do complexo há várias piscinas, ao ar livre e cobertas, cada uma com uma temperatura diferente. Tem piscinas com água muito quente, médias e até geladas. Não curti muito as internas, pois o ar denso, o cheiro um pouco desagradável e a água um pouco mais escura me impeliam do local e por isso nem entrei nessas piscinas. Um lugar muito grande como esse e com tanta gente admito que é difícil estar impecável o tempo todo, mas faltou uma atenção maior com a limpeza.

Confesso que tive um pouco de nojo e por isso procurei piscinas abertas e com água corrente. Essas sim foram diversão garantida, pois algumas tinham vários tipos de duchas, jatos e movimentos de circulação na água, que fazem o banho ainda mais gostoso, onde você é levado pela correnteza da água, em piscinas ovais ou circulares. 

.

banho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscinabanho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscina

.

A graça e essência dos banhos termais está na água medicinal, com várias propriedades curativas e, provenientes do solo vulcânico. Mas, no fim das contas, nos sentimos mesmo como em uma piscina normal, como qualquer outra. Apesar disso, este não é um programa chato, porém é melhor não ir com grandes expectativas, como eu fiz, e sim, ir pesando que irá ao clube, nada mais que isso.

     banho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscinabanho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscina

.

Informações úteis:

♦ Dá para ir de metrô descendo na estação Széchenyi.

♦ Não se preocupe com a roupa de banho. Pode usar o mesmo tipo de biquíni, maiô, sunga ou calção que usaria no Brasil. Mas evitar modelos fio-dental é melhor, já que isto não é normal na Europa.

♦ Os preços não são excessivamente caros, pagando por dia ou por horas de uso. Eles variam entre 2900 – 3750 HUF (florin húngaro), que equivalem à +- R$22 – 30. Varia conforme o dia da semana e a quantidade de tempo lá dentro.

♦ O Széchenyi Bath oferece diversos serviços de massagem e de relaxamento para o corpo, que são pagos à parte.

♦ Se você quiser ficar nas piscinas internas, pode ir até no inverno, pois são aquecidas.

♦ É possível utilizar um locker para guardar suas coisas, e o reloginho de plástico que a gente recebe na entrada funciona como chave.

.

 

banho turco széchenyi bath budapeste hungria clube água termal - termas vulcânicas - verão piscina

.

Foi uma experiência legal, mas que depois acabei me arrependendo de não ter procurado um banho termal menos turístico, menor e mais íntimo, onde eu poderia sentir a essência do verdadeiro e original banho turco termal.De qualquer maneira, foi um dia divertido  bem diferente dos programas que fiz no meu tour pela Europa. Valeu a experiência!

Beijos, Bárbara Urias! ♥

.

Acompanhe o blog: Facebook | Instagram | Google+ | Youtube

1 Resposta

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *