Museu do Louvre: A minha experiência + DICAS de viagem

O tempo esfriou aqui e eu já fiquei nostálgica. Hoje, fuçando algumas fotos do meu HD, encontrei imagens de uma viagem a Paris e resolvi mostrar para vocês a minha experiência de conhecer o Museu do Louvre e, em especial, o famoso quadro da Monalisa.
Bárbara-Urias-museu-do-louvre-paris-viagem-pirâmides-de-vidro
Gigantesco e exuberante em todos os detalhes, visitar o Museu do Louvre é uma experiência maravilhosa. Ele fica no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli e possui mais de 380 mil itens, mantendo em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte. Elas estão distribuídas em oito departamentos, são eles:
– Pinturas;
– Antiguidades Egípcias;
– Antiguidades do Oriente;
– Gravuras e Desenhos;
– Arte Grega, Romana e Etrusca;
– Esculturas;
– Arte Islâmica;
– Artes Decorativas.
O mais lindo de tudo é que cada ambiente tem a arquitetura e decoração combinando com o tema. A sessão “Aposentos de Napoleão” é detalhadamente luxuosa em tudo e essa parte do museu é imperdível. A gente fica até desorientado por ver tanta maravilha.
Bárbara Urias - Museu do Louvre - Paris - França

Visitar o Louvre é um programa para um dia inteiro de viagem, e mesmo assim não é possível analisar muita coisa. A gente tem que passar bem rapidamente pelas sessões um pouco menos interessantes (não gosto muito de arte oriental e islâmica por exemplo) para poder gastar mais tempo apreciando as obras mais reconhecidas, como as esculturas de Michelangelo e as pinturas de Botticelli, que eu tanto amo.
Eu paguei 12 euros pela entrada, mas obtive um descontinho por ter a carteirinha de estudante internacional. Acho que o valor normal é de 15 €. Recomendo que o visitem logo depois do almoço e passem uma tarde inteira por lá. Existe uma “praça de conveniência” com um restaurante, mas é caro e muito cheio, por isso é melhor já ir “de barriga cheia”.
Por dentro do Museu do Louvre - Paris - França
A fachada é uma atração a parte. Em frente ao museu, uma enorme construção que também já foi castelo e base militar, existe uma praça com uma grande pirâmide de vidro e três outras menores ao seu redor. Uma paisagem lindíssima.
Bárbara Urias - Museu do Louvre - Paris - França
Mas se for no inverno, agasalhe-se bem. Pois é um dos lugares que mais ventam em Paris. Faz aquele “frio de cortar”. Parecem pequenas agulhas penetrando no nosso corpo..rs!
Bárbara Urias - Museu do Louvre - Paris - França
O Louvre é todo lotado. São inúmeros visitantes todos os dias, e a parte onde fica a La Gioconda (ou Monalisa) é a pior de todas. É tanta gente aglomerada que fica muito difícil aproximar dela. Sem contar que é uma das obras mais protegidas do museu, contando com uma parede de vidro, um corrimão em volta e vários seguranças por perto.
La Gioconda - Monalisa - Leonardo da Vinci - Museu do Louvre- Paris - França

As pessoas que esperam ver um quadro grande irão se decepcionar, porque ele é bem pequenino, contando apenas com 77cm × 53cm. De qualquer maneira, é uma obra realmente bela de Leonardo da Vinci, mas não a minha predileta.
Eu sai mais apaixonada ainda pelo trabalho de Caravagio e Raphael. São coisas tão lindas que chegam a emocionar as pessoas, que assim como eu, são amantes das artes.
Bárbara Urias - Museu do Louvre - Paris - França
Recomendo que usem um calçado bem confortável para passear bastante lá dentro. E levem câmera fotográfica para não perder nenhum momento especial. E por falar nisso, desculpem as minhas fotos pouco profissionais, é que eu usei a câmera do iPhone.
Bárbara Urias - Museu do Louvre - Paris - França
Conhecer o Louvre foi uma experiência maravilhosa. Acho que é a melhor coisa de Paris (porque sou apaixonada por arte) e vale muito a pena reservar um dia para este passeio.
Amei ter apreciado de perto as obras dos artistas que meus professores de História da Arte tanto falavam na faculdade. E o que mais gostei foi ter visto a famosa Vênus de Milo e as obras tocantes de Goya e de Bellini.
E vocês, já foram ao Louvre? Me contem um poco da experiência que tiveram!

Bjs!

20 Respostas
  • Renata Domivaz
    abril 1, 2013

    Pouco tempo em Paris?
    Então vale a visita monitorada por um brasileiro que conhece bem o Louvre.
    Vc aprecia o que é mais importante e sobrando tempo volta para ver as outras obras. Sempre há o que descobrir.

    • Barbara Urias
      abril 1, 2013

      Boa dica!

  • Bruna
    abril 1, 2013

    Bacana seu blog!

    Depois dê uma olhada no meu, tem dicas de Paris e um pouco de Europa!

    http://www.revistacircuito.com/blog

  • Quesia
    abril 1, 2013

    Tenho uma passagem do trem-bala eurostar para vender, eu a comprei na estação Gare du Nord, em Paris-FR, ela custou 197 euros, mas quero vendê-la por 160 euros, a validade dela é até 13 de abril de 2013. Eu não viajei por motivos de tempo …
    A passagem é de Paris para Londres.
    Se alguém tiver interesse em comprá-la pode me contactar. Obrigada.

  • Thelma!
    abril 1, 2013

    Obriga pela informacao!
    Estive ali esta tarde e tirei foto mas nao sei frances.
    Um abraco.

  • Julienne Cabral
    abril 1, 2013

    Eu já fui aí e tirei muitas fotos embaixo da piramide!!! Muito orgulho!

  • Raul Teixeira
    abril 1, 2013

    Ando inseguro de ir pra lá, a cidade é conhecida por golpes e batedores de carteira. Existe ainda ciganas que praguejerão às suas negativas de ler mão, o mestre/guru que tenta vender uma pedrinha e por ai vai…

    • Barbara Urias
      abril 1, 2013

      Olá Raul. Comigo não aconteceu nenhuma destas infelicidades nos 8 dias que fiquei em Paris. É uma cidade muita linda e vale a visita!
      Abs!

    • Unknown
      abril 5, 2013

      nossa nao sei quem disse isso mas moro em Paris desde 2005 e nunca ouvi falar e pior : nunca vi !

    • Unknown
      abril 5, 2013

      Raul :Nossa nao sei quem te disse isso, mas moro em Paris desde pequenininha e nunca vi nem ouvi essas historias rsrsrs. Quem sabe um dia voce verifique por voce mesmo ?!

  • André
    abril 5, 2013

    A obra de arte mais bonita no Louvre é a moreninha de cachecol.

  • Diego Ribeiro
    abril 5, 2013

    Vey, eu sei que vc deve ouvir isso o tempo todo… MAS SUA BELEZA É ESTONTEANTEMENTE APAIXONANTE!!!!!!!!!!! hihi bjo na bok

  • THiago Bro
    abril 5, 2013

    Legal boas dicas!
    vu ir pra la esse ano é bom saber algo na visão brasileira!

    • Barbara Urias
      abril 7, 2013

      Faça uma ótima viagem!

  • Anonymous
    abril 5, 2013

    Serei um babaca:

    Seu sorriso parece muito artificial nas fotos.
    Tente utilizar um pouco mais os olhos, abrir menos a parte dos cantos da boca!

    Mas não me leve a mal, você é linda! E tem uma boca maravilhosa!
    Só uma opinião para tentar melhorar sua fotogenia.
    (:

  • Anonymous
    abril 5, 2013

    quase morri de rir do comentário do sorriso axei o msm, mas seu blog é lindo vc tbm, sempre do uma olhadinha nele.

  • rlcunha
    abril 6, 2013

    O Grande X da questão é que vocês estão julgando uma foto, todo sorriso de foto é forçado – diferente de falso – com exceção das fotos espontâneas. Eu conheço a Bárbara há anos e garanto que não tem nada de falso o sorriso dela. Quanto as fotos, estão como sempre, tão naturais quanto se pode ser e do jeitinho que ela sempre foi.

    • Barbara Urias
      abril 6, 2013

      Você é fofa demais Rapha!!!

  • Cleo Einstein
    abril 7, 2013

    Amigue não é por nada não viu mas, querida todas as suas fotos que vi, seu sorriso é sempre o mesmo, forçado e meio rasgado com cara de quem vai contar algo com a boca serrada….meu santo fia…. faz um curso de fotogenia please!!!assim ficara mais interessantes suas fotinhas.

    • Barbara Urias
      abril 7, 2013

      O que não é interessante para mim é perder tempo fazendo curso de fotogenia. Não trabalho como modelo. Fotografo como qualquer pessoa normal, sem ter obrigação ser bonita.
      Se gostarem das fotos, ótimo, fico feliz. Se não gostarem, ok. Não fiz pra receber elogios mesmo.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *