18 Tipos de chapéu

Lista com 18 tipos de chapéu – Qual você gosta mais?

Todo mês eu trago uma postagem compartilhando o serviço de utilidade pública que o blog italiano Enérie promove. Eles fazem listas com os nomes e modelos de diversos elementos do mundo da moda e desta vez vou mostrar os variados tipos de chapéu que existem.

hats fashion vocabulary - tipos de chapéu

.

Então confira a descrição de todos os tipos de chapéu e aprenda a diferencia-los de uma vez por todas!

.

  FEDORA: Também conhecido como “palha”, é um chapéu plano de palha cercado por uma fita colorida e com borda curta e circular. É típico de moda masculina de verão.

 BEISEBOL: Chapéu para uso casual com aba curva ou plana, geralmente de lona. Muitas vezes apresenta na frente o logotipo da marca ou de equipe esportiva.

 BOWLER: É um chapéu de feltro duro e arredondado, geralmente preto. Foi popularizado pelo comediante Charlie Chaplin.

 NEWSBOY: Chapéu casual com origem americana. Tem uma viseira dura e o resto é de tecido macio com um botão no topo.

 COCKTAIL: É um chapéu feminino bem pequeno, usado em ocasiões especiais como festas de gala. Pode possuir penas e outros adornos como véus e arcos.

 FASCINATOR: Muito usado pelas inglesas, tornou-se o ‘bon ton” da chapelaria para ocasiões noturnas de gala. Muitas vezes apresenta decoração extravagante, como flores, penas e véus.

 HOMBURG: Chapéu formal para homens feito de feltro preto ou cinza. É caracterizado por uma reentrância que corre centralmente ao longo do comprimento. É um chapéu de média largura e possui uma faixa de tecido ao redor da cúpula.

 PILLBOX: Chapéu feminino de tecido com forma circular rígida e forma plana no topo. Nascido na Idade Média, ficou famoso por Jacqueline Kennedy nos anos 60.

 BEANIE: Touca de inverno, geralmente de malha que se encaixa junto à cabeça e que pode ser dobrado na extremidade inferior.

 BUCKET: Chapéu com tela ou tecido impermeável frequentemente associado com a pesca. A cúpula tem uma forma de cone truncado e a aba é virada para baixo.

 COWBOY: Surgiu no oeste e sul dos Estados Unidos. É escavado no centro da cúpula, e possui abas largas dobradas nas laterais.

 FEDORA: É o chapéu do Indiana Jones. Possui aba e largura de tamanho médio. É rodeado por uma fita de cor contrastante.

 TRAPPER: Tem origem russa e é um chapéu de inverno com tecido forrado com pele, Possui abas laterais longas para manter a cabeça e os ouvidos quentes.

 BERET: Também chamado de “boina”. É normalmente feito de pano, desprovida de aba e viseira. Freqüentemente associada às roupas militares, mas é também muito usado por mulheres européias.

 CLOCHE: Um chapéu feminino que tem o formato de um sino. É geralmente associado à moda dos anos 20 e 30, época de seu auge.

 DEERSTALKER: o chapéu de detetive que ficou famoso pelo personagem da literatura inglesa de Sherlock Holmes. É muito usado em áreas rurais da Inglaterra, como um chapéu de caça. Normalmente é feito de lã, com abas levantadas na frente e nas costas.

 PANAMA: chapéu masculino de cor marfim geralmente fabricados com fibras de palmeira.

 VISOR: Viseira decorrente do boné de beisebol, tem um visor curvo e longo. Chapéu típico de verão.

.

E ai, deu pra aprender bastante ou já conhecia todos estes tipos de chapéus? Qual o seu modelo favorito? Eu amo o Panama!

Espero que a postagem tenha sido útil!

Beijos! ♥ ♥ 

.

★ Minhas redes sociais: ★

Facebook | Instagram | Google+ | Youtube

.

[Fonte: Enérie – Vocabulário: Alice Lua Zanel – Tradução: Bárbara Urias]

5 Respostas
  • ELIANA
    julho 29, 2014

    POST TOP!

  • JULIENNE
    agosto 5, 2014

    QUEM NÃO AMA USAR CHAPÉU NO VERÃO?

  • isa
    agosto 7, 2014

    tem sempre uma dica bacana por aqui!

    beijos beijos!

  • cristiane
    agosto 9, 2014

    otimo saber disso!

    adoro o seu blog e estou sempre por aqui! 😉

  • amanda
    outubro 1, 2014

    ótima dica! 😉 😉 😉

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *