Dica de Roma: O sorvete Italiano, história e curiosidades

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Conheça a história e curiosidades do sorvete italiano e aproveite para conferir mais uma super dica de viagem!

Um dos alimentos mais consumidos no planeta, o sorvete, por incrível que pareça, surgiu muito antes da primeira geladeira. Sua origem é cheia de controvérsias e lendas, mas a versão mais aceita atribui sua autoria aos chineses, por volta de 1000 a.C, quando imagina-se que algum cozinheiro criativo tenha experimentado usar flocos de neve, suco de fruta e mel para produzir uma iguaria diferente. Esta delícia evoluiu bastante quando foi descoberta pelos italianos, e hoje, o sorvete italiano é reconhecido com um melhor do mundo.

Os norte-americanos ainda inventaram o sundae, a banana split, o icecream soda, o picolé recoberto com chocolate… Contudo, foram os italianos aqueles que souberam, como ninguém, valorizá-lo. Até hoje, se existe algum sabor inesquecível, daqueles que resistem ao tempo e sempre quando vêem à mente umedecem a boca, é o do sorvete italiano.

carro de sorvete italiano roma - italy icecream truck

Por toda a Itália, podemos encontrar charmosas sorveterias como este caminhão abaixo, que fica em Roma próximo às redondezas do Coliseu e foi onde experimentei pela primeira vez o famoso sorvete italiano.

As temperaturas do verão europeu são mesmo de matar e somente um bom gelato para aliviar o calor intenso. O sorvete de Florença é, sem dúvida, o mais famoso da Itália, porém, foi em Roma que me apaixonei por esta iguaria que tem sabor tão diferente da versão que encontramos no Brasil.

carro de sorvete italiano roma - italy icecream truck - gelato italiano

O meu sabor favorito de sorvete sempre foi o de Pistache e é claro que não poderia deixar de experimentar a versão italiana dele. Além disso, também experimentei o de caramelo e o de chocolate. Todos maravilhosos.

O que percebi é que o sorvete italiano tem sabor muito mais intenso e concentrado do que o brasileiro ou americano. Até mesmo sua textura é mais espessa. Pesquisando pela internet, descobri que são feitos com frutas naturais e que a receita não leva leite, mas é tão cremoso que ninguém acredita que não possui este ingrediente.

carro de sorvete italiano roma - italy icecream truck - gelato italiano pistache chocolate

E esta é mais uma dica de viagem para quem viajará à Itália. Não deixem, em hipótese alguma, de experimentar o delicioso sorvete italiano. Decididamente, não há nada, nada igual. No universo.

Beijos, Bárbara Urias! ♥

.

Acompanhe o blog: Facebook | Instagram | Google+ | Youtube

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *