Dica de viagem à Lisboa: Os famosos pastéis de Belém

Dica de viagem para quem viajará à Lisboa: Conheça a história dos famosos e deliciosos Pastéis de Belém!

Sempre que vou à Portugal faço questão de degustar um dos deliciosos pastéis de Belém. Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possa saboreá-los em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.

fábrica dos pastéis de belém portugal pastelaria tradicional

Em 1837, em Belém, bem próximo ao Mosteiro dos Jerónimos (ponto turístico super famoso de Lisboa e do qual falarei em uma postagem futura), numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda alguns pastéis de nata.

Nessa época, Belém e Lisboa eram duas cidades distintas com acesso assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que contribuíram para a difusão e sucesso dos pastéis de Belém.

Em 1834 o mosteiro fechou e o pasteleiro do convento decidiu vender a receita a um empresário português que garantiu a continuação da tradicional receita que até hoje está na posse de seus descendentes.

Atualmente, na maioria dos cafés de Portugal já é possível comprar pastéis de nata, mas apenas os originais podem ser denominados “Pastéis de Belém”, pois o nome está patenteado.

fábrica dos pastéis de belém portugal pastelaria tradicional

Quem vai a Lisboa não pode deixar de visitar a Casa Pastéis de Belém e se deliciar com essas gostosuras polvilhadas com açúcar e canela. É um espaço tradicional e muito movimentado, ornado com os famosos azulejos portugueses e de fácil acesso por trem e ônibus.

Atenção, como está sempre cheio devido ao grande volume de turistas, o serviço pode ser um pouco lento, mas definitivamente vale a pena esperar! Depois de comer esta delícia, é só caminhar e conhecer as outras atrações dessa parte da cidade.

pastel de belém doces doce - fábrica dos pastéis de belém portugal pastelaria tradicional

Eles são magníficos e muito mais gostosos que os pastéis de Belém genéricos encontrados por aí! Crocantes por fora e cremosos por dentro, polvilhados de canela e açúcar… uma irresistível bomba de calorias!  😛

Cada doce custa 1,05 euros. E vá preparado para comprar vários!!!

pastel de belém doces doce - fábrica dos pastéis de belém portugal pastelaria tradicional - sobremesa

Beijos, Bárbara Urias! ♥

Facebook | Instagram | Google+ | Youtube

Ainda não há comentários.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *